Receitas práticas e económicas feitas na Bimby

Tronco de Natal na Bimby

Tronco de Natal na Bimby

Mantendo o espírito vivo desta época magica, trago mais uma receita que não pode faltar na mesa da consoada… O Tronco de Natal. É uma proposta com recheio de natas e cobertura de chocolate, o mais tradicional. Mas podem mudar e fazer com doce ou geleia, é uma questão de imaginação e dar asas à criatividade e fazer um Tronco de Natal espectacular!

Acredite, durante esta festa do Natal todos vão querer provar uma fatia do seu tronco de Natal. Aproveite e veja as receitas de Bolo Rei e Sonhos de Natal.

 Ingredientes

Ingredientes para a massa:

  • 250 gr de açúcar
  • 6 ovos
  • 200 gr de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal

Ingredientes para o creme de chocolate:

  • 200 g de chocolate negro
  • 200 g de natas

manteiga e farinha para untar o tabuleiro.



 Modo de preparação

Começe por aquecer o forno a 180°C.
1. Pulverize o açúcar para a cobertura 20 Seg/ Vel 9. Retire e reserve.

2. Para a massa, coloque a “borboleta”, deite os ovos, o açúcar e programe 2 min/ 37ºC/ Vel 3.

3. Programe mais 2 min/ Vel 3, para que fique um creme fofo. Incorpore a farinha, o fermento, a pitada de sal e programe 10 Seg/ Vel 3.

4. De seguida deite a massa num tabuleiro de 36 x 25 cm untado e polvilhado com farinha e certifique-se que a massa ficou bem espalhada e leve ao forno cerca de 15 minutos.

5. Para fazer o creme, deitar as natas no copo e programar 3 minutos, temperatura 70º, velocidade 3.

6. Partir o chocolate, juntar às natas e aguardar um pouco para amolecer o mesmo. Programar 2 minutos, temperatura 37, velocidade 4.

Assim que a massa estiver cozida, desenformar sobre um pano de cozinha polvilhado de açucar, rechear com uma parte do creme e enrolar de imediato. Deixe arrefecer enrolado no pano.

De seguida retire o pano, coloque o rolo num prato de servir, corte as duas extremidades. Coloque por exemplo, uma em cima e outra na lateral para parecer um tronco, barre a cobertura com a ajuda de uma espátula e polvilhe com um pouco de açúcar em pó e enfeite a gosto.

Share


Share